Estilo Pet

O verão chegou, aonde vamos?

Levar os pets para passear nesta época do ano, de altas temperaturas, requer mais cuidados

Paulo Rossi -

Verão é época de relaxar. Com esse calor, nada melhor que colocar as patinhas no chão, brincar na areia ou rolar na grama. Essas atividades garantem a diversão da bicharada. Mas até mesmo em momentos de descontração alguns cuidados devem ser levados em consideração.

Se você tem o costume de andar pelas praças ou praias da cidade, certamente já se deparou com dezenas de pessoas passeando com os seus bichos de estimação. Mas os veterinários lembram que as atividades devem ocorrer da maneira mais saudável possível, para não desgastar o companheiro.

Assim como os humanos, os animais também necessitam de diversos cuidados antes de sair às ruas. Alimentação adequada, muita hidratação, vacinas regulares e visitas periódicas ao veterinário são as principais precauções, destaca Cristina Fernandes, veterinária do Departamento de Patologia Animal, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mas a médica também ressalta que pisos quentes ou até mesmo a própria areia da praia podem causar desconforto. Por esse motivo, sair em horários com temperaturas mais amenas é essencial. Lembrando que o excesso de sol também pode causar câncer aos bichanos.

Nesta época do ano a tendência é que diversos animais compartilhem dos mesmos ambientes, fator que requer muita atenção dos donos, pois os cães e gatos de rua tendem a transmitir bactérias aos demais. Cristina alerta que levar o animal à beira da praia pode ser perigoso, porque o local é ainda mais propício a essas contaminações.

Uma das maiores dúvidas entre as pessoas é se o animal que possui pelagem densa sente muito calor. Fernandes garante que sim, e afirma que a tosa pode e deve ser feita, mas de forma razoável, para que eles não sofram com ensolação.

Em Pelotas, a lei municipal 5.086/04 ampara os direitos dos animais determinando certas regras que os donos devem ter com os pets, evitando que ocorram maus-tratos e garantindo a segurança no convívio em sociedade.

Em meio à Praça Coronel Pedro Osório, a reportagem encontrou Míriam Fava passeando com a sua companheira Penny. A pelotense, que mora em apartamento, conta que passeia com o animal, pelo menos, duas vezes ao dia. “Procuro não sair em horários de sol muito forte e sempre carrego uma garrafinha de água para hidratar ela durante o trajeto”, afirma. Mirian ainda relata que mantém a pelagem natural da Penny e aumenta o número de banhos durante o verão para que ela sofra menos com as fortes temperaturas.

Se você também possui um pet e quer aproveitar o verão da melhor forma possível, aqui vão algumas dicas:

►Manter a vacinação em dia
►O ideal é que os passeios comecem a partir dos seis meses de idade
►O animal deve estar com todas as medicações em dia
►Evitar horários de sol extremo
►Usar guias de segurança
►Evitar o contato com o lixo ou dejetos de outros animais
►Hidratar o pet durante todo o passeio

14_PET

13_PET

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Avião da Gol é obrigado a sobrevoar Brasilia na madrugada desta segunda

Casa Branca suprime versão em espanhol de site após posse de Trump Próximo

Casa Branca suprime versão em espanhol de site após posse de Trump

Deixe seu comentário